outubro | ROSA

CAMPANHA PARA CÂNCER DE MAMA

O Outubro Rosa não foi exatamente fundado por uma pessoa, mas cabe aqui falar de uma instituição importante para que ele viesse à vida. Em 1990, a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation organizou um evento chamado “Corrida pela Cura”, na cidade de Nova York, para arrecadar fundos para pesquisa.

Desde então, a instituição continua promovendo corridas anualmente em prol da luta contra o câncer de mama, mas a história do laço rosa só veio em 1997: a fim de sensibilizar a população, as cidades eram enfeitadas com laços cor de rosa em locais públicos e durante eventos.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa que se tem conhecimento aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo: o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, foi iluminado de rosa por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa.

 

A partir de 2008, as ações foram ficando cada vez mais frequentes. Várias entidades relacionadas ao câncer de mama passaram a iluminar monumentos e prédios de rosa, deixando clara a mensagem: é preciso se prevenir.

Um pouco de história...